Aberta as Inscrições para o curso Técnico em Fruticultura EAD da UFSM

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Está disponível o Edital 008/2022 para o processo seletivo do curso Técnico em Fruticultura, na modalidade educação a distância (EaD), polo de Santa Maria, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O curso tem duração de 2 anos e serão oferecidas 60 vagas. As inscrições para a seleção são gratuitas e estão abertas até 20 de março.

A área, uma das mais consolidadas do Colégio, contará agora com um curso de educação a distância que forma profissionais aptos a compreender e atuar na cadeia de produção frutícola, desde a propriedade rural até o consumidor, além de poder realizar a organização e promoção da atividade. As oportunidades estão desde a produção para a comercialização na esfera local, os pomares domésticos para as necessidades da família, o processamento de frutas, ou mesmo para as produções empresariais, de larga escala.

Mesmo sendo um curso a distância, tem a peculiaridade e necessidade do contato do estudante com a prática profissional: o currículo prevê encontros presenciais aos sábados, de 21 em 21 dias, no polo de Santa Maria, compondo um quarto (25%) de sua carga horária presencialmente. Essa composição foi pensada também tendo em mente a rotina de pessoas que buscam qualificação e que desenvolvem atividades profissionais simultaneamente.

O currículo do Curso Técnico em Fruticultura centra-se em alguns componentes básicos para dar uma visão ampla da atividade, relacionando desde o empreendedorismo, mercados, vivências em propriedades rurais, dentre outros. A organização curricular é dividida em módulos, com três modalidades de qualificação profissional: assistente em fruticultura, produtor de árvores frutíferas, assistente de negócios em fruticultura e assistente de controle de produção. A duração total do curso é de dois anos (1.200 horas de carga horária total), contando com a possibilidade de certificação profissional técnica intermediária, a qual considera que o estudante pode ser certificado mesmo sem concluir o curso em sua integralidade. Assim, desde que curse um conjunto de disciplinas, já pode ter uma certificação parcial.

Um diferencial do curso são os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem voltados totalmente para a prática de campo. Ao longo do tempo, o Colégio Politécnico da UFSM tornou-se uma referência em fruticultura por atuar em atividades de pesquisa, extensão e qualificação com diferentes públicos e por ter um conjunto de docentes e servidores com atuação vinculada ao tema.

Para os candidatos interessados, devem atentar-se para os seguintes detalhes:

  1. a) O Curso é ministrado na modalidade a distância, porém tem o mínimo de 25% da carga horária a ser desenvolvida de forma presencial;
  2. b) As aulas presenciais serão no Colégio Politécnico da UFSM, sendo que o estudante deve providenciar recursos para deslocamento, estadia e alimentação;
  3. c) O curso prevê viagens técnicas e também vivências em unidades de produção de frutas;
  4. d) Todos os demais detalhes estão disponíveis no Edital, como também o link para as inscrições. 

Cronograma de seleção: 

Vagas: 60

Inscrições: 07/03 a 20/03/2022

Divulgação da Lista Definitiva das Inscrições Homologadas: 24/03/2022

Realização do Sorteio Público: 28/03/2022  pelo canal do Youtube do Colégio Politécnico

Lista de pessoas classificadas:  29/03/2022

Confirmação de vaga e matrícula: 29/03 a 03/04/2022 

O início das aulas será em 18 de abril de 2022.

Edital específico para o curso Técnico em Fruticultura EAD, clique aqui

Para saber mais, acesse o Facebook e o Instagram do Colégio Politécnico. 

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn  | Twitter  | YouTube  | TikTok | Spotify 

Deixe uma resposta