Com foco na agricultura familiar, fabricantes de tratores adequam montagem para máquinas sob medida

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Foco nas culturas de citrus, café, uva e tabaco leva empresas a apostar em modelos compactos e econômicos. Nova geração de produtores rurais busca eficiência e tecnologia.

Quem caminha pelas ruas da Agrishow 2022, feira de tecnologia e inovação para o agronegócio em Ribeirão Preto (SP), pode ficar deslumbrado com as supermáquinas expostas na rua principal do parque. Porém a feira é para todos os tamanhos de produção, inclusive para a agricultura familiar, que busca opções mais em conta e que se adaptem a sua realidade.

A empresa de origem indiana e história ligada ao pequeno produtor, está no Brasil há quase seis anos, mas conta com 75 anos de história.

“O Brasil é o quarto maior mercado de tratores do mundo. Então, todo grande fabricante tem que estar representado aqui. Aqui no Brasil a gente trouxe uma faixa de potência que vai de 25 cavalos até 110. Justamente para atender o pequeno produtor e também o médio produtor, mas sempre com foco na agricultura familiar.”

Uma das apostas da marca é o modelo 5050, um trator compacto, multifuncional e com 49 cavalos, especialmente desenvolvido para a agricultura familiar. Foi pensado para as culturas de hortifrutigranjeiros e fumicultores por conta das dimensões adequadas para essas lavouras.

“A gente vê uma demanda muito grande desse trator, por exemplo, no interior do Rio Grande do Sul, na região de Canguçu, que tem muitos agricultores familiares na cultura de fumo, de hortifrúti, vegetais em geral e até frutas”, explica Torretta.

Foto: Mahindra/Divulgação

Específico para uvas

Também voltado para as culturas de citrus e frutas, a Agritech, que também é focada no produtor familiar, está lançando o 1160 Fruteiro, uma adaptação de um modelo de sucesso da marca, agora com menores dimensões.

“É uma máquina que o mercado já vinha solicitando que tivesse um pouco mais de potência e que se adequasse aos parreirais”, diz Cesar Guimarães de Oliveira coordenador comercial da marca.

“O produtor de agricultura familiar, na hora de procurar um trator, tem que ter em mente o que se adéqua à lavoura dele. A gente praticamente produz junto com a necessidade do agricultor. Só para você ter uma ideia, uma única linha de um único modelo de tratores, eu tenho 47 versões.”

Guimarães também alerta que com consciência da própria produção, o agricultor vai conseguir focar no que precisa e não cair em compras superdimensionadas que também vão trazer um alto consumo de combustível.

Nova geração

Uma das características da agricultura familiar são as mudanças trazidas por cada nova geração que entra no negócio. A nova leva de produtores está levando para a fazenda perspectivas e prioridades diferentes.

“Esse jovem está inserido na tecnologia e quer uma máquina que tenha uma tecnologia embarcada”, explica Astor Kilpp, gerente de marketing e venda da LS Tractor. Para ele, a oportunidade de uma formação formal é grande fator para essa mudança.

Para atender esse público, eles oferecem tecnologia de telemetria e computador de bordo para vários modelos de tratores. Com isso, até o pequeno produtor pode ter acesso a informações que contribuirão para a eficiência da máquina e da produção.

O gerente de marketing e venda diz que não é apenas tecnologia que a nova geração quer, mas também uma preocupação com a qualidade de vida no campo.

“A gente vem aqui em Ribeirão Preto e olha esse sol quente, imagina o cara trabalhando o dia inteiro no sol. Então ele quer uma cabine e uma cabine original de fábrica, porque só uma cabine original de fábrica que dá esse conforto operacional”.

O LS Plus Citrus é um trator adaptado para a cultura citrus e com cabine. Além da preocupação com a largura da máquina, foram adaptados outros aspectos do design para que não agrida as árvores e as frutas.

As rodas foram posicionadas para ficar dentro dos limites dos tratores, periféricos reposicionados, como o retrovisor e o pegador da porta da cabine, até o escapamento, que foi parar embaixo do trator para não jogar fuligem nas frutas.

“A citricultura vem num bom momento de preços internacionais muito positivos, que está rentabilizando o produtor para que ele faça novos investimentos.”

Fonte: G1

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn  | Twitter  | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta