REDE AURORA

TRAJETÓRIAS QUE A REDE AURORA BUSCARÁ PERCORRER PARA O ESTUDO, PESQUISA E DIÁLOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (ATER) DIGITAL NA AMÉRICA LATINA

A REDE LATINO-AMERICANA DE DIÁLOGOS EM ATER DIGITAL, também intitulada como REDE AURORA (português) e RED AURORA (espanhol), é composta por um coletivo de professores, pesquisadores, extensionistas rurais, profissionais da defesa agropecuária, alunos de graduação e pós-graduação de organizações públicas e privadas pertencentes aos países da América Latina. O que une este grupo é o interesse em comum em dialogar, estudar, pesquisar e propor de forma dialógica os vários sentidos e significados que irão constituir a Assistência Técnica e Extensão Rural nos ambientes digitais de comunicação.

Nesses ambientes, o diálogo e a participação vão se modificando equilibrando o conhecimento codificado com o tácito (conhecimento técnico-científico + conhecimento popular). Pedagogia e andragogia constituem as bases metodológicas dos processos de ensino-aprendizado no campo e as suas inovações e oferta para as pessoas que vivem e trabalham no campo são seus indicadores de resultados.

Os extensionistas que trabalham na ATER digital procuram renovar seus métodos e estratégias para continuar apoiando com amorosidade e humildade, os atos de transformação e ensino-aprendizagem, por meio do diálogo e pela aprendizagem conjunta.

As principais linhas de ação da REDE AURORA são:

  • Congregar pessoas que se interessam em fazer parte e contribuir com o constante desenvolvimento e aprimoramento da rede.
  • Proporcionar ambientes interativos e dialógicos para compartilhar e construir dialogicamente as perspectivas de seus membros em ambientes ATER Digital.
  • Desenvolver ações, estudos e pesquisas científicas alinhados aos objetivos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas.           

Formas sugeridas para os membros da rede alcançarem essas intenções:

  • Realizar reuniões periódicas com membros da rede, que também podem ter convidados externos ao grupo, para troca de experiências e vivências sobre o tema ATER Digital.
  • Promover encontros científicos como reuniões técnicas, seminários e congressos, visando a divulgação e promoção do ATER Digital em ambientes virtuais e presenciais.
  • Realizar atividades de divulgação científica dos resultados dos estudos e pesquisas não só para o meio acadêmico e centros de pesquisa, mas também para as pessoas que vivem e trabalham no campo e nas cidades.
  • Promover parcerias entre os membros e as suas organizações, para o aprofundamento de alianças que permitam investigar e divulgar as questões da ATER Digital.
  • Incentivar os membros da rede a participarem em encontros científicos promovidos por outras organizações sobre o tema das suas pesquisas e estudos na ATER Digital.
  • Estimular convênios entre os membros e suas organizações, para o aprofundamento das parcerias dos estudos e pesquisas no tema da ATER Digital.

Cabe aos membros da REDE AURORA: 

  • Quando possível e houver interesse, participar de atividades de estudos e pesquisa promovidas pelos membros da rede, bem como dos seus demais encontros e reuniões;
  • Contribuir com a divulgação das ações, encontros e resultados das pesquisas dos seus membros nas redes sociais e outras mídias.
  • Buscar a concretização dos objetivos da rede.
  • Dialogar e deliberar de forma coletiva e democrática as decisões da rede.

Entre em contato com a Rede Aurora: redeauroraal@gmail.com