No sábado, 23 de setembro, um grande evento agitou o rural de Faxinal do Soturno. Trata-se do Caminhadas na Natureza: Rota do Sol que convocou uma galera animada para um super dia que misturou o calor humano, comidas deliciosas, uma dose de chuva e também um solzinho para coroar o sucesso do evento.

Com um público recorde no evento, a comunidade de São João Bosco, da Linha Guarda Mor, em Faxinal do Soturno, recebeu os caminhantes com um completo e saboroso café da manhã. Nem o clima instável fez com que os participantes desistissem. Com muito agito musical no início da manhã, uma boa dança de bandinha, o pré-aquecimento já estava garantido para um dia super animado.
A abertura do evento foi realizada por volta das 8h30min conduzida pela extensionista rural Bruna Mezzomo Neubauer, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal, dando as boas-vindas aos participantes. Após, Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, apresentou a proposta da caminhada e também explicou o funcionamento da organização local através dos carimbos e do passaporte ao final da caminhada. Em sequência, o Prof. Ezequiel Redin comentou que, em primeiro lugar, o Geoparque não vem de fora, mas são as pessoas do local que fazem o Geoparque ser uma realidade, além disso, agradeceu a presença de todos os caminhantes de vários estados brasileiros, as instituições parceiras e salientou a importância da caminhada para promover o turismo rural no Geoparque Quarta Colônia. Para finalizar a abertura, o Prefeito de Faxinal de Soturno, Clóvis Alberto Montagner, comentou sobre a importância das caminhadas para potencializar o município e engrandecer o Geoparque Quarta Colônia.

Após o café da manhã e a abertura do evento, no momento da foto oficial a chuva despontou. De volta ao ginásio, a turma foi agitada ao som de diversos ritmos dançantes. Alguns minutos depois, a chuva cedeu e iniciou-se o alongamento em grupo para dar início à jornada. A caminhada na natureza local levou o grupo em direção à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com paradas estratégicas para reabastecer as energias com frutas e água, tornando a experiência da caminhada ainda mais emocionante.
Os 8 km percorridos foram brindados com paisagens deslumbrantes, proporcionando oportunidades para registros fotográficos e vídeos. Durante o trajeto, o grupo interagiu com a natureza e a comunidade, tornando a caminhada uma verdadeira celebração. Ao término da jornada, a comunidade do Sítio Alto ofereceu um saboroso almoço, além de promover uma feirinha com produtos coloniais e artesanato local. A música e a alegria dos participantes deram um toque especial a esse evento que uniu saúde, diversão e interação com a natureza.
A jovem, Maria Clara Junqueira Franco, 19 anos, natural de Rio Branco no Acre, destacou que a caminhada “foi muito divertida, tranquila e muito agradável. Tinha toda uma estrutura propícia para nos atender e nos melhor acomodar e houve muito cuidado em tudo! Com certeza participarei mais”, finalizou a estudante do curso de Relações Internacionais da UFSM.

O doutorando em Extensão Rural da UFSM, Kleber Destefani Ferretti, 35 anos, natural de Rio Verde em Goiás comentou que “foi a minha primeira vez que participei da caminhada no Geoparque Quarta Colônia, achei linda a paisagem no percurso, muito bem-organizado e uma delícia as refeições”. Para Jamison Ribeiro, 28 anos, do estado do Pará, destacou que vivenciou “uma experiência incrível, com a oportunidade de conhecer e apreciar um lugar encantador repleto de belas paisagens naturais ao lado de amigos e colegas”, finalizou o mestrando em Extensão Rural da UFSM.
As caminhadas na natureza possuem um público cativo, apaixonado e fiel ao esporte popular. Geralmente, os participantes sempre retornam para outras caminhadas e estão presentes em todos os outros eventos na natureza do Geoparque Quarta Colônia.
A Caminhada Rota do Sol e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Em 2023, o Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia é executado em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritórios locais dos municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia, Prefeituras Municipais e pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), via subdivisão de Geoparques. Na UFSM, as Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), coordenado pelo Prof. Ezequiel Redin, com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
No evento da caminhada na natureza, realizado em Faxinal do Soturno, contamos com a presença de 116 caminhantes, com 77 cafés servidos e 140 almoços. Esse evento está articulado ao contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro do Geoparque Quarta Colônia, pois a participação ativa e expressiva das pessoas ressalta a importância da saúde e bem-estar (ODS 3) através da prática de atividades físicas em meio à natureza.

A interação com a comunidade local durante o café e almoço demonstra o incentivo à igualdade de gênero e inclusão social (ODS 5 e 10). A valorização da produção local e dos alimentos servidos reforça também a promoção da agricultura sustentável (ODS 2) e ao desfrutar das paisagens rurais e interagir com a comunidade, os participantes puderam reafirmar a importância da vida terrestre e dos ecossistemas presentes na região (ODS 15). Essas iniciativas dentro do geoparque também contribuem para a promoção do turismo rural sustentável e desenvolvimento econômico (ODS 8 e 12).
A Caminhada Rota do Sol ficou marcada na história do Geoparque Quarta Colônia como uma das primeiras caminhadas após a concessão do selo internacional ao território.
Fotos: © Vicent Solar
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify