
Entre as preocupações na formação dos estudantes do Curso Técnico em Fruticultura, encontra-se a utilização de metodologias de ensino aprendizagem que aproximem os estudantes da realidade dos fruticultores. Essa aproximação contribui para a formação de profissionais mais preparados para atuarem no setor da fruticultura, ao mesmo tempo em que aproxima o setor produtivo da Universidade. Para tanto, uma das metodologias utilizadas no ensino aprendizagem são as visitas técnicas em unidades produtivas envolvidas com a produção de frutas. Elas permitem uma abordagem contextualizada, capaz de entender oportunidades, problemas e desafios.
Na sexta, 14/04, aconteceu uma visita técnica conduzida pelo Prof. Renato Trevisan, do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. Foram visitadas três propriedades rurais com enfoque em produção agroecológica e sustentável.
Começamos nossa jornada na propriedade do seu Pedro Lovatto em Farroupilha. Ele é um dos percursos da Agroecologia na região da serra e foca na produção de pequenas frutas como morango, mirtilo, amora e framboesa. Sua propriedade é uma referência para a região e seu trabalho é inspirador.

Em seguida, fomos à Fazenda Syntropic Ltda em Montenegro, com mais de 200 hectares. A produção principal é de citros para extração de óleos essenciais e sucos, além de implantação de novas cultivares que ainda não existem no Brasil para extração. Foi uma oportunidade única de aprender sobre novas tecnologias e culturas.

Na sexta, ainda, visitamos a Zita Orgânicos em Garibaldi. A propriedade tem apenas 1,5 hectares, mas é uma referência na produção de hortaliças, plantas panc e frutíferas. A venda é realizada com entrega direta para os consumidores ou retirada na propriedade. Aprendemos muito sobre produção em pequena escala e sobre a importância de valorizar os produtores locais.

Essa visita técnica foi uma experiência incrível e enriquecedora para os estudantes do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM.
No sábado, 15/04, os estudantes do 1º semestre do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM realizaram uma visita técnica a duas propriedades rurais da região, com o objetivo de aprender sobre os desafios e técnicas utilizadas na produção de pitayas e bananas. Pela manhã, visitamos a Pitayas Efraim, uma referência na produção de pitayas na região.
Os alunos puderam compreender como um fruticultor inicia um projeto de fruticultura, as necessidades da pitaya em relação ao solo e à fitossanidade, e os desafios enfrentados nessa atividade.

Já na parte da tarde, visitamos a Delícias da Banana, uma propriedade focada na bananicultura na região da Quarta Colônia, RS. Lá, os estudantes puderam aprender sobre o sistema de produção da banana, os tratos culturais necessários para seu cultivo, bem como a cadeia produtiva e seus consumidores.

Ambas as frutas são muito apreciadas pelo seu sabor e valor nutricional. Na produção de pitayas e bananas, é importante seguir técnicas adequadas de cultivo e manejo, a fim de garantir a qualidade e a produtividade das frutas.
Essa visita técnica foi uma grande oportunidade para os alunos do Curso Técnico em Fruticultura colocarem em prática o que estão aprendendo em sala de aula e se aprofundarem no conhecimento técnico da produção de pitayas e bananas.
Fonte: Coordenação Curso Técnico em Fruticultura
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify