Equipe do Geoparque Quarta Colônia desenvolve atividades na Semana do Meio Ambiente em Pinhal Grande

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rubin Filho, de Pinhal Grande, recebeu nesta terça-feira, 13/06, a II Semana do Meio Ambiente e II Feira de Ciências. O evento contou com a participação da Equipe do Geoparque Quarta Colônia e teve como objetivo principal destacar a importância da educação ambiental para as crianças, bem como promover o conhecimento acerca da paleontologia do território.

Durante a programação, Leandro Gabbi, Mestre em Gestão de Organizações Públicas e Assistente Administrativo do Geoparque Quarta Colônia, realizou atividades com os alunos dos anos iniciais e finais, abordando conceitos centrais sobre 5 Rs da sustentabilidade e as diferentes formas de reciclagem e reaproveitamento dos resíduos. As crianças participaram ativamente da dinâmica, aprendendo sobre a destinação correta em seus respectivos lugares.

Em seguida, Michele Vestena, Geógrafa e vice-diretora do Geoparque, e a mestranda em Geografia Josiane Oliveira de Campos conduziram uma oficina lúdica sobre a Dinossaura Gnathovorax Azul. A atividade teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da preservação e divulgação da história fascinante dos dinossauros que habitaram a região.

Para finalizar o evento, Jossano de Rosso Morais, mestrando em Biodiversidade Animal da UFSM, apresentou conceitos básicos de paleontologia, fósseis e os diferentes tipos de dinossauros encontrados na Quarta Colônia. As crianças se mostraram entusiasmadas, fazendo diversas perguntas sobre a dinâmica e características desses animais pré-históricos na região.

Ana Dionara Binotto Manfio, Professora de Ciências, salientou que a equipe do Geoparque Quarta Colônia contribuiu com as temáticas da II Semana do Meio Ambiente da nossa escola. Além de esclarecimentos de extrema importância sobre resíduos sólidos, a história dos fósseis é sempre muito interessante e chama a atenção das crianças. Essa parceria da escola com o Geoparque é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, salientou.

A atuação da Equipe do Geoparque nos eventos promovidos pelas escolas é fundamental para preservação dos patrimônios locais. Para Michele Vestena, Geógrafa e vice-diretora do Geoparque, existem outros meios de atuação envolvendo os patrimônios do Geoparque, no entanto, as trocas e participações nos eventos reforça a conexão entre os diferentes atores criando uma união coletiva, com o objetivo de que as nossas crianças conheçam mais sobre os patrimônios do Geoparque Quarta Colônia.

A participação da Equipe do Geoparque Quarta Colônia nesse evento educativo reforça a importância da educação ambiental na formação das crianças, além de proporcionar o conhecimento da história dos dinossauros que habitaram a região. O Geoparque continua comprometido com a conscientização e preservação do meio ambiente, assim como com a valorização do patrimônio paleontológico presente na Quarta Colônia.

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify 

Deixe uma resposta