Oficina resgata a tradição da produção de requeijão caipira em assentamentos de Bataguassu

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Para resgatar o saber fazer e o sabor do verdadeiro requeijão caipira e para que a tradição permaneça na Agricultura Familiar, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc deu início ao projeto de Oficinas de Resgate da Fabricação do Requeijão Caipira em assentamentos de Bataguassu-MS.

A primeira oficina foi oferecida no dia 31 de março para um grupo de dez mulheres no Assentamento Santa Clara. Neste mês, a oficina volta a ser realizada no mesmo assentamento e, em junho, no Assentamento Aldeia.

“Conhecido por requeijão em barra, fundido, de corte ou da roça, seja qual for a denominação, o que queremos é fazer o resgate da cultura e o sabor do verdadeiro requeijão caipira, muito apreciado pelos sul-mato-grossenses”, ressaltou a organizadora das oficinas, a assistente social Derly Maria Castello Branco.

A iniciativa visa a geração de renda às mulheres assistidas, a valorização dos produtos regionais e a diversificação da alimentação das famílias atendidas. “Além disso, o projeto deseja preservar a cultura da identidade dos sabores e saberes tradicionais, valorizando a cultura rural.

Essas atividades proporcionam às participantes momentos agradáveis, de roda de conversas, troca de vivências e socialização entre as mulheres. Queremos fortalecer vínculos de amizade e tornar mais harmoniosa a convivência nas nossas comunidades rurais”, destacou Derly.

A primeira oficina foi ministrada pela servidora aposentada da Agraer, a técnica sócio-organizacional Elenice Aparecida Barcelos da Silva. As próximas serão conduzidas pela assistente social Derly. Para saber como participar da oficina, entre em contato com o escritório da Agraer em Bataguassu.

Fonte: Fládima Christofari – Comunicação da Agraer

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta