As políticas de crédito rural, em especial o Pronaf, são importantes instrumentos de estruturação produtiva para a Agricultura Familiar, aponta a tese de Fossá.
No próximo dia 28 de maio de 2021 a tese intitulada “A AGRICULTURA FAMILIAR E AS ALTERAÇÕES PROMOVIDAS PELO PRONAF NO ESTADO DE SANTA CATARINA” será apresentada e defendida em banca pública no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foto: Juliano Fossá apresentando sua pesquisa de campo (Arquivo pessoal do autor).
O trabalho foi desenvolvido pelo doutorando Juliano Luiz Fossá sob a orientação do Professor Dr. Lauro Francisco Mattei. Em síntese, a tese apresenta as percepções de agricultores familiares e demais atores sociais ligados à categoria da agricultura familiar catarinense sobre as alterações promovidas a partir do PRONAF no estado. As alterações analisadas abrangem as perceptivas da estruturação produtiva, do trabalho, da renda, acesso a bens e serviços bem como, a questão ambiental.
A pesquisa de campo foi realizada em sete municípios, pertencentes a três macrorregiões do estado. Ao todo foram realizadas 55 entrevistas a partir de um instrumento de pesquisa semiestruturado. Os dados foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo. Entre os principais resultados estão a confirmação das hipóteses de pesquisa em que o PRONAF, enquanto política pública, foi capaz de gerar as condições de estruturação produtiva do segmento da agricultura familiar bem como uma reorganização do trabalho no âmbito das propriedades.
As consequências do acesso ao programa PRONAF significaram, segundo os sujeitos de pesquisa, um incremento expressivo no nível da renda familiar. Além disso, a dimensão social mensurada a partir do acesso a bens e serviços, teve expressiva melhoria devido ao acesso ao PRONAF.
A pesquisa empírica demonstrou também que, apesar do incentivo estrutural para uso de insumos químicos, há iniciativas em curso do programa voltadas aos cuidados com a preservação do meio ambiente, bem como com o uso de insumos químicos. Mesmo com todos esses resultados positivos, o estudo não deixou de verificar que ainda existem muitos desafios a serem superados, sobretudo quando se considera a amplitude e a diversidade da categoria da agricultura familiar no estado.
Ficou interessado neste tema?
Você poderá acompanhar a defesa da tese ao vivo:
Link: meet.google.com/tng-jccg-jcz
Data: 25/05/2021.
Horário: 14h30.
________________________
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube
Esse texto possui direitos autorais.
Como citar esse texto:
O EXTENSIONISTA. PRONAF em Santa Catarina é tema de tese de doutorado na UFSC. v.3, n.23, p. 1-2, maio. 2021. Disponível em: https://oextensionista.com/pronaf-em-santa-catarina-e-tema-de-tese-de-doutorado-na-ufsc/. Acesso em: DIA Mês. ANO