Santa Maria inicia a mobilização de grupos voluntários de Economia Solidária para a 28ª edição da Feicoop

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

É a contagem regressiva para o maior evento deste setor na America Latina

Os grupos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar que atuam de forma voluntária na 28ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) já iniciaram a mobilização para o evento, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de julho, em Santa Maria. No início da tarde deste sábado (2), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, foi realizada reunião plenária para que todos ficassem a par dos preparativos.

Há o consenso de que a feira será desafiadora. É a primeira edição sem a presença da irmã Lourdes Dill, que durante três décadas esteve à frente do Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria e promotor do evento. Em maio, ela foi transferida para Barra do Corda, no Maranhão. Ao mesmo tempo, há o sentimento de que é preciso seguir em frente e manter forte o legado da religiosa.

Foto: Maiquel Rosauro

Em seu pronunciamento na plenária, José Peranconi, o Zeca, novo coordenador do Projeto Esperança/Cooesperança, explicou que a maior parte dos expositores da Feicoop virão de fora de Santa Maria, sendo que já estão confirmados grupos de todo o Rio Grande do Sul, de diversos estados brasileiros e da Argentina. 

“Nós somos anfitriões e o anfitrião sempre dá o melhor lugar para a visita. E isso faz parte da Feicoop. Nunca deixamos de acolher ninguém, nunca deixamos alguém sem um espaço, por menor que seja. Esse é o espírito que a Feicoop transmite”, explicou Zeca.

Na edição deste ano está confirmado o Acampamento do Levante Popular da Juventude, na Escola José Otão. Nas salas de aula da instituição serão realizadas oficinas, enquanto no Parque da Medianeira serão instalados os lonões para os seminários. A programação será divulgada em breve. 

Nos pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária estarão as bancas dos expositores, de diversos segmentos, como artesãos e agricultores. Mais de 500 grupos de Economia Solidária deverão estar representados.

Além do Projeto Esperança/Cooesperança, a Feicoop tem como promotores a Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

Noticia elaborada por Maiquel Rosauro da Assessoria de Imprensa de Eventos da Economia Solidária.

Fonte: Claudemir Pereira

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn  | Twitter  | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta