Logotipo do Programa de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria

Capacitação para pesquisa no campo: 4 cursos de Pós-graduação em Extensão Rural para enriquecer seu currículo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

As pessoas que se interessam pelo trabalho no campo com nossos agricultores, sem dúvida, apostam em uma especialização na área de Extensão Rural para dar um up no seu currículo. E como resultado, aposta em um perfil de profissional do futuro.

Histórico

👉 Os serviços de Extensão Rural foram oficializados no Brasil em 1948, com a criação de um Programa Piloto de Santa Rita do Passa Quatro, no Estado de São Paulo, e na fundação da Associação de Crédito e Assistência Rural (ACAR) em Minas Gerais.

De lá para cá, a Extensão rural passou por várias fases e processos de reflexão sobre a sua atuação no campo. Algumas escolas são tradicionais na formação de Extensionistas no Brasil.

Tal formação ajuda a desenvolver habilidades, competências e atitudes necessárias para encarar o mercado de trabalho no campo que, cada dia mais, está buscando um profissional multidisciplinar, articulador, mediador e apto a compreender as racionalidades das famílias agricultoras.

TOP 4: Os melhores cursos de Pós-graduação no Brasil

O Portal O Extensionista analisou os programas mais importantes no Brasil, sem qualquer tipo de custo para sua realização. Confira a seguir a lista:

#1 – Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (UFSM)

Logotipo do Programa de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria
Programa de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria

O Programa de Pós-graduação em Extensão Rural (PPGExR) está vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) e ao o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Oferta pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O mestrado iniciou suas atividades em março de 1975 e o Doutorado foi iniciado em 2008.

É o primeiro curso de Doutorado em Extensão Rural do Brasil e da América Latina, possibilitando um amplo campo de investigação e de trabalho, por ser um dos pioneiros na formação de pesquisadores da área de extensão rural e desenvolvimento.

A primeira defesa de tese ocorreu em 2011, sendo a primeira tese de Doutorado defendida no Brasil e na América Latina. Acesse o curso aqui!

A primeira defesa de tese ocorreu em 2011, sendo a primeira tese de Doutorado defendida no Brasil e na América Latina. Acesse o curso aqui!

#2 – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (UFV)

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGER) está vinculado ao Departamento de Economia Rural (DER) e ao o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Oferta pós-graduação em nível de mestrado e doutorado. O mestrado iniciou suas atividades em março de 1968 e o Doutorado foi iniciado em março de 2012. Acesse o curso aqui!

#3 – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (UFRPE)

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) está vinculado a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Mestrado iniciou suas atividades em 2004. O Programa de Pós-Graduação não oferta o nível de Doutorado. Acesse o curso aqui!

#4 – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (Univasf)

O Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) está vinculado a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Mestrado foi aberto recentemente.

O Programa de Pós-Graduação não oferta o nível de Doutorado. Acesse o curso aqui!

Referências

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL – PPGExR. Sobre. Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgexr/informacoes-gerais.  

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EXTENSÃO RURAL – PPGER. Histórico. Viçosa, Universidade Federal de Viçosa, 2019. Disponível em: http://www.posextensaorural.ufv.br/?page_id=49.

Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local – POSMEX. O Programa. Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2019. Disponível em: http://www.posmex.ufrpe.br/?q=pt-br/o-programa.

Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural – PPGExR. O Programa. Petrolina, a Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019. Disponível em: http://www.pgextensaorural.univasf.edu.br/index.php/programa/.

Esse texto possui direitos autorais.

Um comentário

Deixe uma resposta