PoliFeira do Agricultor da UFSM: há quatro anos colocando a Universidade à serviço da agricultura familiar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

PoliFeira do Agricultor da UFSM: há quatro anos colocando a Universidade à serviço da agricultura familiar

Um projeto de extensão universitária desenvolvido pelo Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está sendo um caso de sucesso há quatro anos, no município de Santa Maria, região central do estado do Rio Grande do Sul. Com o intuito de fortalecer os agricultores familiares, a extensão universitária e as práticas de alimentação mais saudáveis surgiu a PoliFeira do Agricultor.

Polifeira do Agricultor

O projeto, começou dentro da Cidade Universitária, com edições todas às terças-feiras e todas às quintas-feiras, com 17 famílias de agricultores familiares locais participando, hoje após 4 anos de trabalho conta com 24 famílias, além de um assentamento de reforma agrária e uma cooperativa, e teve que se adaptar ao contexto da pandemia.

Diante do cenário da pandemia e das medidas restritivas impostas, o projeto teve que adaptar, ocorrendo hoje fora do espaço da Universidade e respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, porém se engana quem pensa que isso desestruturou a feira, que conta com um público fiel, ou que está se restringe ao evento semanal. O projeto não para.

Produtores comercializando seus produtos

Encarregada não apenas pela execução da feira no dia proposto, a iniciativa, que conta com docentes, técnicos e discentes de diversas áreas, como Rurais, Informática, Comunicação Social e Desenho Industrial, é também responsável pela assistência técnica aos agricultores, pela criação de marcas e produtos inovadores. Desde que começou, no dia 24 de abril de 2017, milhares de pessoas já passaram pelos estandes da feira, que se tornou uma referência em visibilidade e aproveitamento de potencialidades da agricultura familiar. Produtos como frutas, hortaliças, grãos, laticínios, ovos coloniais, salames, cucas, massas, sucos naturais, dentre tantos outros, estão entre as ofertas semanais, com produção direta das famílias cadastradas, já que o projeto não permite atravessamento.

Exemplo não só para a região, mas para outros projetos que extrapolam a região sul do Brasil, a Polifeira do Agricultor é até então a única feira livre do país que se tem conhecimento que faz monitoramento contínuo da presença de resíduos de pesticidas e nisto já se somam mais de sete mil resultados com compostos zerados. Amostra das capacidades de inovação do projeto são as elaborações de capítulos de livros, estágios de conclusão de curso, estudos acadêmicos e palestras. Além disso, neste ano, o lançamento dos Ovos Coloniais de Galinhas Livres, uma novidade no mercado local, foi uma confirmação disto, bem como da consolidação de sua marca junto ao público. Com sete produtores envolvidos, os ovos já se encontram à venda não apenas na PoliFeira, mas em supermercados da cidade e em uma cooperativa parceira.

Ovos Coloniais de galinhas livres

O projeto, que não é apenas um exemplo para fora da Universidade, mas dentro também, como prova do papel social que a extensão pode e deve cumprir, ao conectar rural e urbano, universidade e sociedade, irá comemorar seu quarto ano de existência com uma edição especial na manhã do dia 27 de abril, na Avenida Roraima de Santa Maria/RS, com preços e lembranças especiais aos consumidores presentes, respeitando todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Para conhecer mais sobre o Projeto PoliFeira do Agricultor acesse as redes socais Instagram e Facebook. Mais informações clicando aqui.

Veja o vídeo comemorativo dos 4 anos de aniversário da Polifeira, clicando aqui.

________________________

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube

Esse texto possui direitos autorais. 

Como citar esse texto:

O EXTENSIONISTA. PoliFeira do Agricultor da UFSM: há quatro anos colocando a Universidade à serviço da agricultura familiar. v.3, n.22, p. 1-2, abr. 2021. Disponível em: https://oextensionista.com/polifeira-do-agricultor-da-ufsm-ha-quatro-anos-colocando-a-universidade-a-servico-da-agricultura-familiar/. Acesso em: DIA Mês. ANO

Deixe uma resposta