Associação de Jovens Rurais é referência no sul do Brasil
A Associação da Juventude Rural de Arroio do Tigre (AJURATI) é conhecida pela sua referência no sul do país com a organização de jovens rurais ao realizar diversas atividades no âmbito cultural, educacional, filantrópico, esportivo e recreativo. Além disso, ao longo dos anos, consagrou-se pela realização do maior evento esportivo de juventude rural da região sul.
Dada essa expressividade, a Prof. Drª Tatiana Aparecida Balem integrou a experiência da AJURATI na apostila da disciplina de “Sistematização de Experiências em Fruticultura” ministrada aos alunos do curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa (UFSM).
O caderno, elaborado em 2015, conta com 62 páginas de material didático que se dirige a atender os anseios de capacitação da Rede e-Tec Brasil. Segundo o Ministério da Educação, a Rede e-Tec Brasil proporciona diversos cursos técnicos a todas as regiões do país, incentivando os estudantes a concluir o ensino médio e realizar uma formação e atualização continuada. Os cursos são ofertados pelas instituições de educação profissional e o atendimento ao estudante é realizado tanto nas sedes das instituições quanto em suas unidades remotas, os polos.
Foto: Ajurati
A disciplina conta com três grandes eixos, a saber: 1) Elementos básicos da sistematização de experiências que tem por objetivo conceituar sistematização de experiências, compreender os objetivos, a importância e as formas de sistematizar experiências e identificar experiências que podem ser alvo de sistematização; 2) O processo de sistematização de experiências que tem como um dos propósitos identificar experiências inovadoras de desenvolvimento rural e compreender quais os elementos básicos que as compõem; e, 3) Redação em sistematização de experiências que tem como escopo aprender noções básicas de redação de experiências sistematizadas.
Nesse material didático, a organização social da AJURATI é mencionada no tópico “2.1.5 Sucessão familiar e juventude rural” ao decorrer das páginas 32 a 34. A professora Drª Tatiana Aparecida Balem é agrônoma e formou-se recentemente no Doutorado em Extensão Rural ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua como docente no Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos e sua área de atuação envolvem os seguintes temas: desenvolvimento rural, extensão rural, agroecologia, gestão ambiental, sociologia rural e sociologia da alimentação.
Conforme Balem, a sistematização é uma forma de olhar para experiências exitosas de desenvolvimento rural e aprender com elas, além disso, as sistematizações contribuem para democratizar as experiências e torná-las mais visíveis enquanto exemplos para outras realidades similares. Conhecer experiências promissoras e utilizá-las como exemplos é uma forma de tornar o aprendizado mais próximo da realidade dos educandos. A AJURATI faz parte do material didático por ser uma experiência única de organização da juventude rural. É essencial que a universidade valorize e aprenda com experiências dessa magnitude, reitera a Prof. Tatiana.
Carlos da Silva, que foi Presidente da AJURATI em 2015, comenta que a inclusão da nossa entidade no material didático do Colégio Federal de Ensino Técnico reforça que nossa organização, historicamente, tem galgado avanços necessários para o desenvolvimento dos jovens rurais em nossa região e se apresenta como uma experiência exitosa. Nosso próximo passo é trabalhar intensivamente para que nosso território consiga também receber cursos técnicos na área rural, uma vez que isso é um fator motivacional para o que o jovem não necessite se deslocar para outra região em busca de qualificação profissional. Nossos jovens estão carentes de qualificação técnica e superior na região, sendo uma demanda emergente da comunidade nesta última década, ressalta o presidente da associação.
A AJURATI organiza o maior evento de Juventude Rural do Sul do país. A organização social dos jovens rurais é destaque no Estado com a participação de dezessete grupos de jovens rurais, dois mil atletas e com um público estimado em 5 mil pessoas por dia. Para saber mais, confira o Instagram e o Facebook da AJURATI.
Para fazer o download do Caderno Didático, clique aqui!
Como citar esse texto:
PORTAL O EXTENSIONISTA. AJURATI é mencionada como experiência de sucesso em caderno didático da UFSM. O Extensionista, v.4, p. 1-2, set. 2022. Disponível em: https://oextensionista.com/. Acesso em: DIA Mês. ANO.
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify