Apreender com os outros: uma saída estratégica para a Extensão Rural auxiliar os agricultores familiares?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Especialista em Extensão Rural faz analogia entre a sua experiência social com a experiência dos agricultores familiares. Confira, adiante, uma possível estratégia para facilitar o trabalho do Extensionista Rural. 

 

Por ─ Ezeqµiel Redin

👉 O que essa imagem de um borrifador com álcool 70 tem relação com o título desse texto? Talvez, nada! Talvez, tudo!

Quero contar um causo para vocês para estabelecer essa analogia. Quando visitei a casa dos meus amigos visualizei um tal de borrifador que possuía álcool 70. Uma estratégia usada para limpar vidros e superfícies na casa, principalmente, durante a pandemia. A priori, nenhuma novidade. Não é algo inovador, muito menos algo que foi inventado por eles. No entanto, não adotava essa técnica para limpeza da minha casa. Comprava a tradicional embalagem, passava o álcool no pano e fazia a limpeza. Teoricamente, me satisfazia.

Mas as experiências sociais são surpreendentes. Experimentar algo novo para fazer a mesma coisa é uma guinada psicológica importante para as pessoas! Passei eu mesmo o produto na casa deles e percebi vantagens relativas na hora da limpeza. Ao chegar em casa, a primeira coisa que fiz foi inserir o álcool 70 nesse borrifador! Percebi, com a experiência social na casa dos amigos, que essa estratégia era melhor que a minha usada tradicionalmente.

O que quero dizer com isso?

Na Extensão Rural sempre estamos em busca do melhor método/metodologia para que os agricultores familiares possam criar ou adaptar tecnologias sociais em sua propriedade com baixo custo e angariar benefícios no seu trabalho no campo. A grande frustração de muitos Extensionistas Rurais, sem dúvida, é que o nível de adoção das tecnologias (Rogers, 1962) sociais é sempre baixo. Por isso, se pensam diversas estratégias para que o impacto seja mais efetivo. No entanto, talvez, nunca será possível atingir todo o público planejado porque as pessoas possuem diferentes percepções sobre o tempo, sobre o espaço e sobre as coisas.  

A experiência social na casa ou na propriedade dos outros, as trocas de experiências, as vivências das pessoas nas propriedades poderiam amplificar essa questão. Não estaria aqui sugerindo também nenhuma metodologia nova até porque as diversas pesquisas sobre Extensão Rural já apontam esse caminho pelo mundo todo! Mas, caso os agricultores fossem vivenciar as propriedades de agricultores em outras regiões seria um impacto muito positivo. Mas não é apenas visitar, é colocar a mão na massa seguindo a racionalidade do outro. Sem o próprio agricultor querer alterar a forma de gestão e trabalho do outro. Ir com a mente aberta para ver o que o outro tem a lhe ensinar!

Não tenho dúvidas que isso causará impacto! Seja para adotar ou rejeitar as novidades que visualizaram na propriedade de outros agricultores. É claro que os agricultores não podem abandonar sua propriedade por semanas para fazer isso, mas existe aí um caminho para o aprendizado social, com a prática e experiência das outras pessoas, que pode impactar a sua forma de gestão.

Então, se deu certo comigo com tal de borrifador de álcool 70, será que daria certo com os agricultores familiares? O que você acha disso? 💡

 

*Ezequiel Redin é Doutor em Extensão Rural, professor, pesquisador, Extensionista e filho de agricultor familiar. É editor há 12 anos da Revista Extensão Rural (Santa Maria). Criador do Projeto do Portal O Extensionista. Professor do PPG em Estudos Rurais, além de membro correspondente da Academia Centro Serra de Letras.

Esse texto possui direitos autorais. Copyright © Ezequiel Redin

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn  | Twitter  | YouTube  | TikTok | Spotify

Como citar esse texto:

REDIN, E. Apreender com os outros: uma saída estratégica para a Extensão Rural auxiliar os agricultores familiares? O Extensionista, v.4, n.28, p. 1-2, abr. 2022. Disponível em: https://oextensionista.com/apreender-com-os-outros-uma-saida-estrategica-para-a-extensao-rural-auxiliar-os-agricultores-familiares/. Acesso em: DIA Mês. ANO.

Deixe uma resposta