Na última sexta-feira, 01 de setembro, a Administração Municipal de Faxinal do Soturno realizou o pré-teste do trajeto do projeto Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia. O grupo realizou a saída da praça Vicente Pallotti de ônibus até a Guarda Mor onde acontece o café da manhã (por adesão). Da Guarda Mor, os participantes caminham em direção a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. No final do percurso é oferecido um delicioso almoço (por adesão). Ao todo o grupo percorreu 8 km com belíssimas paisagens para registro de fotos e vídeos, interação com a natureza, moradores e muito mais.

Atualmente, o Caminhadas na Natureza é executado em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritório local de Faxinal de Soturno, Prefeitura Municipal e pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), via subdvisão de Geoparques. Na UFSM, a Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Intitulado “Caminhadas na Natureza: Rota do Sol”, o circuito envolve a integração das pessoas com a natureza, através do turismo rural, e acontecerá dia 23 de setembro em Faxinal do Soturno. Esta iniciativa busca oferecer uma experiência única aos visitantes e à comunidade do município. As Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia contribuem para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, que visam abordar questões sociais, econômicas e ambientais até 2030.

As caminhadas promovem a conservação da biodiversidade e incentivam a preservação de áreas naturais (ODS 15), permitindo que os caminhantes apreciem a beleza e a relevância dos ecossistemas locais. Ao incluir as comunidades rurais na produção do café da manhã e no almoço, é possível promover e estimular o trabalho e crescimento econômico no meio rural (ODS 08), oferecendo alimentos locais e incentivando práticas sustentáveis com consumo e produção responsáveis (ODS 12).

As caminhadas incentivam o turismo de baixo impacto e a mobilidade sustentável, minimizando a pegada de carbono dos visitantes (ODS 13). Com a colaboração entre a Administração Municipal, Emater/RS, Prefeitura Municipal e Pró-reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) exemplifica a relevância das parcerias para alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 17).

O propósito principal das Caminhadas na Natureza envolve estabelecer uma conexão direta entre as pessoas e o meio ambiente, incentivando a apreciação da natureza, a interação com as comunidades rurais locais e a valorização dos recursos naturais. Essa iniciativa mostra como as ações locais podem ter um impacto global positivo ao contribuir para uma série de ODS.
Não perca a oportunidade de caminhar pelo rural de Faxinal do Soturno no sábado, dia 23 de setembro.
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify