A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) estão promovendo o “Julho da Agricultura Familiar”, uma campanha voltada ao fortalecimento do segmento por meio da extensão rural realizada pelo governo do estado. A ação faz parte do calendário de celebrações pelo Dia Internacional da Agricultura Familiar, 25 de julho, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
Na Bahia, são cerca de 127 mil famílias agricultoras que recebem os serviços de ATER do governo do estado. “E estamos ampliando essa cobertura de ATER por meio das Chamadas Públicas da Bahiater, que está investindo mais de R$ 300 milhões em extensão rural, com atendimentos especializados, humanizados e com constância nos territórios, assim como por meio das parcerias com a CAR [Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional], consórcios, entidades de ATER e movimentos sociais. São ações que alcançam dezenas de cadeias produtivas, por meio de editais como o ATER Biomas, ATER Mulher e ATER Agroecologia. Nosso Julho da Agricultura Familiar vem para envolver toda essa rede, com atividades das mais abrangentes, para que ela seja ainda mais fortalecida”, destaca o titular da Bahiater, Lanns Almeida.

Programação
Como parte do Julho da Agricultura Familiar, nesta sexta-feira (14) será iniciada a Jornada: Cooperativismo na Agricultura Familiar. A primeira etapa da Jornada, que será on-line com a participação de cooperativas, associações e centrais, dará início ao Diagnóstico do Cooperativismo da Agricultura Familiar da Bahia.
De 17 a 21 de julho, a campanha promoverá, em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), a Formação Continuada: Extensão Rural para Profissionais de ATER. A atividade acontecerá no Centro de Formação da SDR (CTN), em Salvador, voltada para extensionistas da Bahiater.

Já no dia 18 de julho, a campanha Julho da Agricultura Familiar promoverá o I Seminário da Agricultura Familiar do Território Metropolitano de Salvador. Com o objetivo de destacar a importância da Agricultura Familiar nos Territórios e incentivar as ações de fortalecimento, o evento também será realizado no CTN. O seminário será voltado a secretarias municipais de agricultura, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, agricultores e agricultoras familiares, colegiados territoriais, conselhos municipais, instituições de ATER, agentes financeiros de crédito rural, Bahia Pesca, INCRA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDAF) e outros parceiros. Essas e outras ações alcançarão diferentes públicos durante o mês de julho.
Fonte: Ascom/SDR-BA
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify