Dia Nacional da Extensão Rural: o que é essa atividade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Profissionais da área promovem o desenvolvimento rural sustentável e no Rio Grande do Sul serviço é proporcionado pela Emater RS/ Ascar

Em 06 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Extensão Rural. A atividade é desenvolvida por profissionais de entidades que têm como objetivo promover o desenvolvimento rural, estando em contato permanente com famílias e produtores rurais.

Conforme falou para a reportagem da Rádio Uirapuru o gerente regional da Emater RS/ Ascar, Dartanhã Luiz Vecchi, o papel fundamental é em promover o desenvolvimento rural sustentável, através de prestação de serviço de assistência técnica, extensão rural, social, classificação e certificação em benefício da sociedade. “É todo o serviço informal e formal de educação. Promover essa educação no meio rural, levando informações e orientações, atualização às famílias que vivem no campo. Devemos atuar diretamente junto a essas famílias” resume.

A Emater RS/ Ascar é a entidade oficial de assistência técnica e extensão rural do Rio Grande do Sul. Desde 1977 a Emater atua em conjunto à Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural – Ascar. Referência no Brasil na assistência técnica e extensão rural, está presente em 497 municípios do Estado, dos quais 42 municípios fazem parte da região de Passo Fundo.

No Estado, a Emater RS/ Acar atende a um público formado por agricultores familiares, pescadores artesanais, pecuaristas familiares, assentados da reforma agrária, indígenas. A agricultura vem numa crescente, o agro representa muito para a sociedade gaúcha na produção de alimentos. “Estamos presentes e atendendo 190 mil famílias, sendo 15 mil dessas na região de Passo Fundo” contabiliza Dartanhã.

Quanto ao perfil na regional de Passo Fundo, basicamente são agricultores e pecuaristas familiares. Em alguns municípios, somam-se indígenas e assentados da reforma agrária. Em menor proporção, agricultores urbanos. Os principais serviços são fornecer informações, ensino e consultas. Dentro desses 42 municípios, uma equipe de extensionistas rurais das áreas econômicas e sociais atua diretamente com essas famílias.

Dartanhã explica, também, que um extensionista rural passa a integrar o corpo de colaboradores da Emater RS/ Ascar a partir de um processo seletivo, englobando diversas formações, como engenheiro agrônomo, técnico em agropecuária, extensionistas da área social de magistério, formação pedagógica. “Em 2023 está previsto para acontecer no RS um processo seletivo, estamos com déficit na região de Passo Fundo, passamos por um Plano de Desligamento com adesão de 20 profissionais. Também outros saíram, temos necessidade de reposição e por isso será feito o processo seletivo em 2023” adianta.

Fonte: Kleiton Vasconcellos (Rádio Uirapuru RS)

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta