Produtores rurais do município de Goianápolis e região já podem começar a guardar embalagens vazias de defensivos agrícolas para descartá-las corretamente durante o Recebimento Itinerante, no dia 07 de julho, entre 9h e 15h, no Parque de Exposições da Festa do Tomate. O evento é organizado em parceria pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Prefeitura de Goianápolis e Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), para estimular a coleta sustentável dos recipientes utilizados pelos agricultores.
A ação conta ainda com o apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que juntamente com a Emater ficará responsável pelo recebimento das embalagens e a mobilização dos produtores. Os materiais que forem retornados receberão um comprovante de devolução emitido pela Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa).
Foto: Emater
Daniele da Silva Lima, engenheira agrônoma da Emater e uma das organizadoras do evento, ressalta a importância da atividade. “As embalagens, depois de retornadas, serão transportadas para um local que serão tratadas de maneira adequada. Estamos divulgando o evento com antecedência, pois assim os produtores podem ir juntando os materiais. Dessa maneira, esses produtores contribuem muito com o meio ambiente”, conclui.
Logística reversa
O conjunto de procedimentos para recolher e dar encaminhamento de forma adequada a produtos e suas embalagens é conhecido como logística reversa. No Brasil, esse programa é executado também pelo Sistema Campo Limpo, que tem unidades espalhadas em todo o País, nas quais os produtores rurais podem devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas. A porção recebida pelo sistema é destinada para a reciclagem e pode voltar ao mercado em forma de novos galões plásticos.