Extensionistas da Emater-DF participam de oficina sobre apicultura

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Extensionistas da Emater-DF participaram, nesta quinta-feira (13), de um curso sobre apicultura. A atividade faz parte do programa de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) adotado pela empresa, que tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o conhecimento dos técnicos. O evento, que contou com 15 participantes, aconteceu na propriedade do produtor Rodrigo Marques, em Planaltina.

De acordo com o extensionista João Pires, que coordenou a atividade, a Emater-DF tem qualidade e bagagem para atender os produtores de mel do Distrito Federal. “Mas sempre surgem novas técnicas e tecnologias, daí a importância da troca de experiências e o alinhamento entre os empregados”, afirma.

A apicultura — criação de abelhas com ferrão — é uma atividade que exige cuidados. As colmeias devem ser instaladas a, no mínimo, 500m de residências. Para realizar o manejo, o produtor deve estar com roupa protetora adequada, cobrindo todo o corpo, e evitar conversar alto e outros barulhos que podem irritar os insetos. No treinamento dos extensionistas, foi realizada a troca de quadros de ninho, com todo o protocolo de segurança exigido, além da confecção das caixas das colmeias.

Diferente da meliponicultora (criação de abelhas sem ferrão), a apicultura pode gerar mais lucros para o produtor. Abelhas com ferrão produzem aproximadamente 50kg de mel por ano. Com o manejo adequado, esse índice pode chegar a 80k. As espécies sem ferrão chegam a entregar 10kg de mel anualmente, sendo mais usadas para consumo caseiro.

Fonte: Emater-DF

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta