Família Ferreira e Costa se destacam na produção de bananas e na criação de gado de corte em Unaí, MG

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Produção de banana e gado de corte são as estratégias econômicas  da família rural em Unaí, Minas Gerais   

Nessa reportagem a equipe do Portal Extensionista entrevista a Família Ferreira e Costa que se destaca pela produção de bananas e está na contramão das demais unidades de produção que focam exclusivamente na soja ou na atividade leiteira em Unaí, Minas Gerais. A seguir, contamos a história e as estratégias da família na produção de um alimento muito consumido no café da manhã de todos os brasileiros. 

A HISTÓRIA 

A família Ferreira e Costa tem seus laços ligados à agricultura. Seus antecessores residiam em áreas rurais, trabalhando principalmente com agricultura de autoconsumo. O núcleo familiar é composto pelos genitores: Maria Renilda Ferreira Costa e Elmo da Costa Marinho e pelos filhos Thiago Ferreira Costa e Aline Ferreira Costa. Maria Renilda é natural do município de Unaí, no noroeste de Minas Gerais, região que se destaca na produção agropecuária  estadual. O senhor Elmo da Costa é natural da cidade do Carmo do Paranaíba-MG. 

Durante a formação da família e consolidação de suas raízes na propriedade, o núcleo familiar enfrentou diversos desafios, transitando entre as áreas urbana e rural e dedicando-se à labuta diária, até a conquista da propriedade, o que durou um período aproximado de 15 anos. 

A propriedade da família, denominada Fazenda Galho, contém uma área total de 93 hectares e está  situada no município de Unaí-MG, distante aproximadamente 35 km  da área urbana.

A PRODUÇÃO DE BANANA COMO PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA 

Plantação de banana na propriedade da família Ferreira e Costa

A família Ferreira e Costa decidiu dedicar-se à produção de bananas como uma estratégia de reprodução econômica no meio rural. Com o início das atividades a banana tornou-se um diferencial entre as propriedades na região onde concentra a mão de obra da família em todas as etapas de produção e consumo.

A produção de banana é a principal fonte de renda da unidade de produção, sendo cultivados 20 hectares da cultura. As demais áreas são destinadas ao manejo da pastagem para alimentação do gado de corte, estratégia de reprodução que complementa a renda da propriedade. 

O intuito da família é expandir a produção nos próximos anos, dobrando a área de cultivo da cultura da banana. Atualmente, a mão de obra familiar não supre a demanda dos trabalhos realizados na propriedade, sendo necessária a contratação de trabalhadores externos para execução dos trabalhos. Essa é uma importante estratégia na agricultura, uma vez que a atividade proporciona a criação de empregos e oportunidades de trabalho no campo. 

A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS

A comercialização da banana, produzida na propriedade, acontece por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que tem como objetivo oferecer alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública e para empresas de alimentação coletiva. A outra parte da produção é vendida nos principais mercados varejistas da região de Unaí. Portanto, a família usa de duas formas importantes de comercialização: via mecanismos de compras públicas e o mercado privado. Ambas as estratégias são importantes para a consolidação da renda e a permanência da família rural na atividade. 

O gado que é criado na unidade de produção é vendido nos leilões realizados na região ou por vendas diretas e indiretas, a depender da viabilidade do negócio. As duas atividades são formas de ingresso de renda importantes para o desenvolvimento e crescimento da unidade de produção agrícola em Unaí, Minas Gerais. 

ATIVIDADES NÃO AGRÍCOLAS AJUDAM NA DIVERSIFICAÇÃO DA RENDA DOS FILHOS

Thiago, filho do Sr. Elmo e Maria Regina, é  graduado em Ciências Agrárias e também no curso de Agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus  de Unaí-MG, sendo um dos primeiros alunos a ingressar no curso, com a vinda do campus para Unaí. Ele participou de diversos projetos de pesquisa e extensão na Universidade, sendo que atualmente auxilia sua família nas atividades realizadas na propriedade. 

Aline, por sua vez, é graduada em Administração e trabalha em uma empresa na cidade. Quando necessário, auxilia na comercialização dos produtos, participando de licitações e dos demais processos administrativos necessários à propriedade.

O FUTURO E O APEGO AOS ENSINAMENTOS GERACIONAIS 

A família Ferreira e Costa obteve todas as suas conquistas materiais com muito esforço e herdou grandes ensinamentos, sendo o principal deles: “o legado que os nossos antepassados deixaram, por herança nunca sairá de nós, é o amor pelo semear, regar, cuidar, colher; e isso se aplica tanto para as plantas como para com os animais”, destaca Thiago Costa.

Boa parte das unidades de produção no Brasil carregam ensinamentos herdados de geração em geração, fato que fundamenta a racionalidade das atividades produtivas particulares de cada família rural. Além das características relacionadas às condições edafoclimáticas da região que propiciam ou não o desenvolvimento de certas atividades agrícolas é fato que, em muitos casos, a experiência da família e a herança de determinadas estratégias produtivas ingressam no bojo do presente e do futuro na unidade de produção. 

Esse caso da Família Ferreira e Costa é mais um exemplo de sucesso em atividades que envolvem o fortalecimento da Agricultura Familiar no Brasil. 

——— 

Esta notícia foi criada com incentivo do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). 

Elaboração: Maria Eduarda Cardoso Ferrari (Bolsista) 

Informações e revisão: Thiago Ferreira Costa

Fotos: Thiago Ferreira Costa

Revisão final: Prof. Dr. Ezequiel Redin; Michele Weber Lorenzoni; Romário da Silva Santana; Janice Queiroz de Pinho Gonçalves

Deixe uma resposta