Feira da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa integra programação dos 74 anos da Emater-MG

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os melhores produtos da agricultura familiar. É o que aconteceu na 6ª Feira da Agricultura Familiar que ocorreu na quarta-feira, 7 de dezembro, em Belo Horizonte. O evento, com entrada franca, aconteceu no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Edjao), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, de 8h às 17h. A realização foi da Emater-MG, empresa pública mineira de extensão rural, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o apoio do legislativo estadual.

A feira fez parte da programação pelos 74 anos da Emater Minas, que foram completados na terça-feira, 6/12, data também reconhecida como o Dia Nacional do Extensionista Rural. A abertura oficial foi às 10 horas e contou com as presenças de integrantes da diretoria executiva e profissionais da Emater-MG, além de parlamentares do Legislativo mineiro.

Visitantes e consumidores contaram com produtos da roça, comercializados em 26 barracas. São alimentos de origem animal e vegetal; quitandas variadas; queijos; cafés especiais; cachaça; mel e derivados, além de artesanatos e costuras, entre outras mercadorias.

Os expositores foram produtores de vários municípios próximos da Capital mineira, como: Queluzito, Nova Lima, Itaguara e Itatiaiuçu, entre outros. “Devemos ter em torno de 26 a 28 produtores, pois pode acontecer de colocarmos dois agricultores por barraca”, explicou o coordenador técnico estadual Wagner Fanni.

Do campo à mesa

Durante o evento, ocorreu também o funcionamento do espaço “Cozinha Show.” No local, foi preparada uma receita com produtos da agricultura familiar, pelo jovem gastrônomo Moisés Gonzaga, profissional de importante hotel de referência, em BH. A iguaria foi servida aos presentes, visitantes, consumidores e expositores da feira.“Estou cada vez mais conectado com os ingredientes da agricultura familiar, então surgiu a ideia de montar esse prato, que vai utilizar somente alimentos dos expositores da Emater-MG”, disse Moisés.

O prato tem o nome grande: “Trio Gnocchi Alla Fonduta de Minas” e prometeu conquistar o paladar dos que provaram comida italiana com adaptação mineira.

A exposição desta quarta-feira teve ainda, um momento cultural: a apresentação do Trio Patrulha Rural, composto por músicos da Polícia Militar de Minas Gerais.

Fonte: Terezinha Leite – Ascom/Emater-MG

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta