Nascido no Rio Grande do Sul, onde fez sua trajetória como Extensionista Rural, deixou um legado gigantesco na Extensão Rural para o Brasil e o mundo
O engenheiro agrônomo Franscisco Roberto Caporal, referência em Agroecologia e Extensão Rural no Brasil e no mundo, morreu nesta sexta (23/04) em Pernambuco. Na semana passada, sexta, 16/04, Caporal participou de sua última atividade na Reunião interna de planejamento para realização do Fórum Nacional dos Professores de Extensão Rural no Brasil.
Ele não estava bem de saúde nos últimos meses, mas houve uma queda que acabou deixando ele na UTI na última semana, não apresentando melhoras e faleceu nesta sexta.
Francisco Roberto Caporal é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (1975). Se formou no Mestrado em Extensão Rural pela UFSM em 1991. Em 1993, publicou um artigo no periódico Extensão Rural da UFSM em parceria com José Renato Duarte Fialho intitulado: “A EXTENSÃO RURAL E OS LIMITES Á PRÁTICA DOS EXTENSIONISTAS DO SERVIÇO PÚBLICO” abrindo a edição da revista que completa 28 anos em 2021. Ao todo publicou oito artigos na revista, sendo o último intitulado: “TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA E O PAPEL DA EXTENSÃO RURAL“.
Para completar sua formação, Caporal foi estudar na Universidade de Córdoba – Espanha e formou-se Doutor em Agroecología, Campesinato e Historia, do Instituto de Sociología y Estudios Campesinos em 1998, tendo recebido nota máxima ‘Sobresaliente cum laude”.
Atualmente, exercia as funções de Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco, junto ao Departamento de Educação, onde coordena a Área IV, de Extensão Rural. É membro do Núcleo de Agroecologia e Campesinato- NAC/UFRPE, onde também é Coordenador. Já ocupou os cargos de Diretor Técnico da EMATER-RS, de 1999 a 2002, de Diretor Substituto do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER) e Coordenador Geral de Ater e Educação, no mesmo Departamento da Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de 2003 a 2010.
Caporal possuia grande experiência na área de Agronomia, com ênfase em Assistência Técnica e Extensão Rural, atuando principalmente nos temas: Assistência Técnica e Extensão Rural, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Formação de Agentes de Extensão Rural.
Atuou também como Professor convidado da Universidad de Córdoba (ES) e Universidad Internacional de Andalucía (ES), no Programa Interuniversitário Oficial de Posgrado, no curso de Maestría+Doctorado em Agroecología: un enfoque sustentable de la agricultura ecológica. Foi ainda Professor convidado do Curso de Doutorado em Agroecología da Universidad de Antioquia (Colômbia).
Francisco Roberto Caporal foi um dos grandes responsáveis por articular a criação e a formação de uma Política Nacional de Extensão Rural no Brasil. Em 2004 foi elaborado um documento coletivo com mais 30 folhas tratando sobre os antecedentes históricos, os princípios e diretrizes que orientam a Política Nacional de Ater, o sistema descentralizado de Ater e as orientações metodológicas para as ações da Ater pública.
Em 2010, já com algumas alterações do documento original, foi aprovada a Lei n. 12. 188 de 10 de janeiro de 2010 que efetivou a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária – PNATER.
O legado e maestria de Caporal será lembrado na história uma vez que seus trabalhos são referência para diversos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil e no mundo.
________________________
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube
Esse texto possui direitos autorais.
Como citar esse texto:
O EXTENSIONISTA. Francisco Caporal, referência em Extensão Rural e na Agroecologia, morre em Pernambuco. v.3, n.19, p. 1-2, abr. 2021. Disponível em: https://oextensionista.com/2021/04/23/francisco-caporal-referencia-na-extensao-rural-e-na-agroecologia-morre-em-pernambuco/. Acesso em: DIA Mês. ANO.