Rede Aurora é referência na América Latina nos debates sobre Ater Digital

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Os profissionais da rede compartilham semanalmente experiências de extensão rural digital.

A Rede Latino-Americana de Diálogos em Ater Digital é um coletivo de professores, pesquisadores, extensionistas rurais, profissionais da defesa agropecuária, estudantes de graduação e pós-graduação de organizações públicas e privadas pertencentes aos países da América Latina. O grupo dialoga, estuda, pesquisa e propõem, de forma dialógica, os caminhos da Assistência Técnica e Extensão Rural nos ambientes digitais de comunicação na América Latina.

A Rede Aurora iniciou seus encontros em novembro de 2021, com o objetivo de criar um ambiente de fomento para os diálogos acerca de temas que envolviam os processos de ensino e aprendizagem nos ambientes comunicativos da Ater Digital na América Latina.

Inicialmente, éramos 18 pessoas advindas de diferentes espaços sociais e áreas de conhecimento como universidades (professoras e professores, estudantes de graduação e pós-graduação) e profissionais que atuam no campo (agentes de fiscalização, extensionistas rurais, pesquisadoras e pesquisadores). Nesse começo, eram 14 organizações públicas e privadas oriundas dos países Argentina, Brasil, Colômbia e Chile.

Duas importantes reflexões conectavam esse grupo, sendo:

1–Seria possível planejar, organizar e realizar as ações de Ater que vem acontecendo por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de maneira dialógica, dialética e participativa junto às agricultoras, aos agricultores e suas famílias?

2– Quais seriam as oportunidades e os desafios que se apresentavam, por meio desta nova proposta de Ater Digital dialógica em relação ao emprego dos caminhos comunicacionais das diferentes redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube), dos aplicativos de mensagens eletrônicas (WhatsApp, Telegram, etc.) e das plataformas de reuniões virtuais (Google Meet, Zoom, etc.)?

A primeira iniciativa foi encontrar pessoas na América Latina que realizavam as primeiras reflexões sobre o tema ou ainda usavam a Ater Digital no seu cotidiano na extensão rural. A partir disso, para conectar as pessoas foi criado um grupo de WhatsApp como referência para a construção de um espaço de compartilhamentos e diálogos. Nesse espaço, passou a ocorrer uma intensa troca de ideias e práticas entre estudantes, professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, extensionistas e agentes de fiscalização agropecuária que trabalham em diferentes territórios rurais.

Com um ambiente digital multidisciplinar e acolhedor constituído, as publicações (artigos, livros, resumos, etc.) ofertadas por professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores passaram a encontrar os olhares atentos e críticos de extensionista rurais e agentes de fiscalização. Por outro lado, esses técnicos e técnicas também compartilhavam as suas experiências pedagógicas vinculadas às suas rotinas de trabalho no campo, com as pessoas que moram e trabalham neste espaço, recebendo sugestões dos representantes das instituições de ensino, das instituições de extensão rural e demais organizações vinculadas ao grupo.

Juntos, esses atores passaram a organizar e realizar eventos como debates, seminários e palestras com frequência quinzenal, quando todas e todos compartilhavam os seus projetos, pesquisas, práticas e propostas metodológicas referentes à Ater Digital. Nesses encontros são discutidos os diferentes temas que envolvem os sujeitos e coletivos que habitam e trabalham no campo, abarcando questões socioeconômicas, produtivas, ambientais, culturais e tradicionais. Todos esses diálogos se concretizaram em um conjunto de publicações intituladas “Diálogos em Ater Digital na Rede Aurora”, e que já foram lançados dois livros: “Ater Digital: Possibilidades, Desafios e Aproximações Conceituais” e “Diálogos para uma Extensão Universitária Transformadora”.

Foto: Rede Aurora

Atualmente, em abril de 2022, passados cerca de cinco meses do início dos seus encontros, a Rede Aurora segue frutificando e semeando novas ideias. Hoje somos 70 integrantes representantes de 33 entidades públicas e privadas dos países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Luxemburgo, Portugal e Itália. Um grupo composto em sua maioria por mulheres (54%) em relação aos homens (46%). Destes, 86% atuam no Brasil e 14% estão distribuídos pelos demais países que representam. Quanto a distribuição de suas profissões as professoras, os professores e os extensionistas rurais são a maioria dos seus integrantes com 74% ao todo, sendo que cada uma dessas duas profissões contribui com 37%. As outras duas categorias profissionais representadas são as pesquisadoras e os pesquisadores (14%) e estudantes de graduação e pós-graduação (12%). Dentre uma série de assuntos, os três principais temas que os integrantes da Aurora apontam ter maior interesse em pesquisar, analisar e debater são: extensão rural (19%); Ater Digital (12%); e agricultura familiar (11%).

A fortaleza da Aurora se concretiza nos diálogos diários que ocorrem nos ecossistemas digitais de comunicação entre seus membros. Nesse ambiente, ocorrem os encontros de inúmeras experiências e vivências que permeiam os temas da Ater Digital, sendo essa atividade que tem definido as ações da rede.

Estamos convencidos que esses encontros e diálogos remotos e virtuais, ora síncronos, ora assíncronos, têm contribuído de forma relevante para a construção de propostas metodológicas voltadas à oferta, à troca e ao compartilhamento de novas tecnologias entre universidades, centros de pesquisas, órgãos de extensão rurais e de fiscalização sanitária. De maneira especial, também têm contribuído para uma extensão que procure ser mais holística, democrática e inclusiva “com” e “para” as pessoas que vivem, trabalham e produzem nos territórios rurais de toda a América Latina.

Portanto, os membros da Aurora acreditam que a construção de um espaço rural que seja realmente sustentável e isonômico passa necessariamente por um coletivo de vozes, as quais devem ser ouvidas e levadas em consideração nos momentos do desenvolvimento e da oferta de novas tecnologias no campo. 

A Rede Aurora faz parte de um projeto de extensão universitária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo.

Para saber mais, clique aqui.

Como citar esse texto:
O EXTENSIONISTA. Rede Aurora é referência na América Latina nos debates sobre Ater Digital. v.3, n.29, p. 1-2, abr. 2022. Disponível em: https://oextensionista.com/rede-aurora-e-referencia-na-america-latina-nos-debates-sobre-ater-digital/ Acesso em: 05 abr. 2022.

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn  | Twitter  | YouTube  | TikTok | Spotify 

Deixe uma resposta