Fruticultores participaram do I Polifruti, evento que oportunizou diálogo com conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos para o campo da fruticultura no sul do Brasil.
Na última sexta-feira, 13, agricultores familiares do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO participaram do I Polifruti, evento que proporcionou a troca de conhecimentos técnicos, gerenciais e mercadológicos na cadeia produtiva da Fruticultura no sul do Brasil.

O evento foi realizado nas dependências do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de forma presencial. O evento reuniu, para cada temática, estudantes, fruticultores, professores, gestores de empresas na área, extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, presidentes de cooperativas, lideranças de juventudes rurais e diversos convidados entre produtores, representantes de associações, secretarias de agricultura, cooperativas, sindicatos rurais e interessados na área.

A comitiva da Quarta Colônia integrou fruticultores de Agudo, Ivorá, Pinhal Grande, Silveira Martins, São João do Polêsine e Restinga Seca. Participaram ainda os extensionistas da Emater/RS-Ascar e os integrantes do grupo que estão mobilizados na construção de uma Escola Família Agrícola Regional na Quarta Colônia.

A dinâmica envolveu a apresentação e o debate sobre os principais problemas dos fruticultores no século XXI, identificados pelos estudantes em suas vivências no campo. O Polifruti tratou sobre as experiências de comercialização de frutas in natura, a importância do cooperativismo para a fruticultura, coleta de solo e de folha em frutíferas, manejo biológico do solo, e irrigação com foco em manejo e projetos.

Essa conexão entre os problemas práticos dos fruticultores da Quarta Colônia e a sua presença no I Polifruti reforça uma iniciativa de mobilização e capacitação das famílias rurais para atuação no Geoparque. Ademais envolvem ações para fortalecer os processos de extensão rural com os agricultores que integram o Geoparque Quarta Colônia, ressaltou o Prof. Ezequiel Redin, da equipe de mobilização do Geoparque Quarta Colônia.

Os convidados e os fruticultores presentes também puderam relatar os problemas do setor e apontar as necessidades da área atualmente. O evento contou com a participação de fruticultores de 30 municípios diferentes, organizados pela Emater/RS-Ascar, sindicatos rurais e secretarias de agricultura, e com mais de 130 pessoas de distintos locais do estado do Rio Grande do Sul e também com participantes de Santa Catarina.
Texto e fotos: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM.
Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook |Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube | TikTok | Spotify