AGRICULTURA FAMILIAR DELIVERY É UM CASO DE SUCESSO EM CACHOEIRA DO SUL – RS

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Projeto da UERGS Cachoeira do Sul é referência em comercialização de alimentos da Agricultura Familiar.

Um projeto de extensão universitária que é desenvolvido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidade Cachoeira do Sul em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, coordenado pela Professora Chaiane Leal Agne e executado pela bolsista Luísa Tatiane Müller, está sendo um caso de sucesso no município de Cachoeira do Sul, região central do estado do Rio Grande do Sul.

Com o avanço da pandemia COVID-19 no Brasil houve uma necessidade de organização social, principalmente, em relação as formas de comunicação e trabalho. Diante das medidas restritivas impostas pela pandemia houve impacto em todas as instituições, inclusive, no funcionamento das instituições de ensino, em todos os níveis. No mês de março de 2020, as atividades suspensas incluíram também os projetos de extensão desenvolvidos pelas Universidades.

Foto: Flyer de divulgação da Agricultura Familiar Delivery

No conjunto de projetos, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na Unidade Cachoeira do Sul em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) desenvolvia a “Feira da Agricultura Familiar”, que consistia em ações de inserção social e econômica a esse público-alvo, objetivando a geração de renda e valorização do trabalho das famílias envolvidas.

Chaiane Leal Agne – Profª. Coordenadora do projeto

Luísa Tatiane Müller – bolsista, aluna do curso de Agronomia

Nesse contexto, no final do mês de março de 2020, a feira começou a ser desenvolvida no formato delivery. A aproximação dos produtores com os consumidores é realizada por meio de redes sociais: grupo de WhatsApp, Facebook e Instagram. Atualmente, o grupo é composto por 200 consumidores que recebem as atualizações semanais dos alimentos disponíveis para venda.

Foto: Flyer orientador (passo a passo para fazer pedidos) para o consumidor

 

Os pedidos são realizados pelos próprios clientes em contato com os agricultores. Todas as quartas e sextas-feiras são realizadas as entregas. Os agricultores participantes comercializam frutas, legumes, verduras in natura, legumes minimamente processados, doces, geleias, pães, cucas, bolos, sucos, mel e queijo.

Atualmente, a estratégia delivery recebe novos clientes toda semana.  A agricultura familiar delivery representa, ainda, um mecanismo para valorizar o público-alvo, além de ser um meio para ampliar o conhecimento da população sobre os alimentos produzidos localmente. Ademais, é uma forma de fortalecer a cultura alimentar do município e da região, além de estimular hábitos saudáveis. Além do planejamento e execução da divulgação, a Universidade ainda auxilia os agricultores no planejamento e na organização da logística, desde os pedidos até as entregas.

Agricultor Familiar Luiz Ernani Macedo (Agroindústria Sabores da Terra, de máscara em entregas)

Agricultor Sérgio Ramos (na produção de hortaliças)

Para conhecer mais sobre o Projeto Agricultura Familiar Delivery acesse as redes socais Instagram e Facebook .

________________________

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube

Esse texto possui direitos autorais.

Como citar esse texto:

O EXTENSIONISTA. Agricultura Familiar Delivery é um caso de sucesso em Cachoeira do Sul – RS. v.3, n.18, p. 1-2, abr. 2021. Disponível em: https://oextensionista.com/2021/04/09/agricultura-familiar-delivery-e-um-caso-de-sucesso-em-cachoeira-do-sul-rs/ . Acesso em: DIA Mês. ANO

Deixe uma resposta