Caminhadas na Natureza: explore as belezas de Ivorá, RS em evento rural no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Que tal participar de uma caminhada ecológica em meio à natureza no município de Ivorá, RS? O primeiro evento de 2023 do Caminhadas na Natureza acontecerá no dia 13 de maio e promete ser uma experiência incrível!

As caminhadas da natureza são uma forma de inclusão e interação de pessoas, desde o caminhante profissional até o iniciante do esporte com o turismo rural. Também é uma forma de desenvolvimento regional através do turismo, geração de renda para os agricultores familiares, pousadas, restaurantes, bem como uma oportunidade para as pessoas do município conhecerem lugares antes nunca vistos. É um projeto da EMATER em parceria da UFSM, Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO e com as prefeituras municipais de cada município.

O Caminhadas na Natureza e dos Sabores está sendo aguardado com muita expectativa pelos moradores e visitantes de Ivorá, que comemora neste ano o seu 35º aniversário de emancipação político-administrativa. O evento contará com um café da manhã por adesão às 7h30 e abertura oficial às 8h. Com um trajeto de 14,7 km, a caminhada incluirá visita a locais turísticos e culturais.

A caminhada terá início às 8h30min, com saída do Complexo Cultural Casa do Nôno/Academia da Saúde. O percurso contará com locais como a entrada do Parque Natural Municipal Monte Grappa, a propriedade da família Binotto no Monte Grappa, a Gruta Nossa Senhora de Fátima (Sítio Alto/Faxinal do Soturno), a RST 348, a Ponte de acesso à Linha Simonetti, a Comunidade da Linha Um, a Barragem e Pinguela do Rio Mello, o Museu/Igreja Divino Espírito Santo, e Casarão da Esquina.

Ao final da caminhada, os participantes poderão desfrutar de um almoço por adesão no Restaurante IFratelli Moro. Após o almoço, o percurso de retorno à cidade de Ivorá inclui locais como a Agroindústria Delícias de Ivorá, o Café Rural Vó Lucia (produtos coloniais), a praça municipal, o Conjunto Arquitetônico Cultural e Religioso da Igreja Matriz e o Complexo Cultural Casa do Nôno/Academia da Saúde.

Durante o percurso, haverá a comercialização de produtos coloniais e artesanato. Para aqueles que preferirem, há possibilidade de utilizar o transporte coletivo para os caminhantes após o almoço, porém, quem desejar caminhar mais, terá a opção de caminhar mais 4 km até o ponto de chegada.

Para Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, as Caminhadas na Natureza são organizadas buscando passar por propriedades da agricultura familiar e atrativos turísticos de uma localidade rural. A caminhada é uma excelente oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais da região de Ivorá, seus pontos turísticos e gastronômicos, além de praticar atividade física em meio à natureza. Para a Responsável pela Secretaria de Turismo de Ivorá, Edicleia Cherobini, a retomada das caminhadas da natureza tem um sentido especial dentro da semana do município de Ivorá, pois está sintonizada com o crescimento do turismo, incentivando à conscientização dos cuidados com a natureza e incentivo ao empreendedores rurais.

O evento é uma organização da Emater, RS, em parceria com o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, prefeituras municipais e apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A caminhada, que percorrerá diversos pontos turísticos da região, conta com o apoio da prefeitura municipal, que disponibilizará ambulância e carro de apoio para garantir a segurança e o conforto dos participantes.

O Caminhadas na Natureza é uma oportunidade única para conhecer a região e desfrutar das belezas naturais que Ivorá tem a oferecer. O município conta com estrutura para receber turistas, como pousadas, chalés, cabanas e empreendimentos que organizam trilhas e passeios de caminhões. Uma excelente oportunidade de conectar-se com a natureza!

Em caso de chuva, o evento será cancelado.

A caminhada será uma das principais atrações da programação de aniversário de Ivorá, que também incluirá eventos científicos, culturais e religiosos. A expectativa é que o evento reúna um grande número de participantes e ajude a promover ainda mais a região como um destino turístico de excelência.

Para se inscrever no evento, clique aqui

Para maiores informações, contate: emivora@emater.tche.br

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube  | TikTok | Spotify

Deixe uma resposta