Livro sobre ATER DIGITAL é publicado no Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A publicação, lançada pela “Pedro & João editores”, é a primeira da série de “Estudos e Diálogos em Ater Digital” da Rede Aurora*, disponível em forma de e-book.

A obra “Ater Digital: possibilidades, desafios e aproximações conceituais.” recém saiu do forno e o Portal O Extensionista  disponibiliza para seus leitores o download gratuito na sua versão integral para os apaixonados pela temática da Extensão  Rural. O livro foi organizado por um trio de cientistas, professores e pesquisadores: Renato de Carvalho Lopes, Luís Fernando Soares Zuin e Marcelo Leles Romarco de Oliveira. 

A obra publicada em 2022 conta com 96 páginas e 8 capítulos, sendo um livro construído por uma rede de pesquisadores afins com a temática da Assistência Técnica e Extensão Rural digital (ATER digital) . O conjunto de reflexões são decorrentes de pesquisas realizadas, em especial com os percursos da Extensão Rural em tempos de pandemia e do avanço do Programa ATER digital no Brasil. O livro aborda as seguintes temáticas: o serviço da ATER na era da informação; a extensão rural e ação extensionista nos caminhos da ATER digital; metodologias participativas em ambientes digitais de comunicação; e interação, interatividade e distanciamentos da ATER digital.

O livro é de autoria do extensionista rural Renato de Carvalho Lopes, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater-DF, e dos professores Luís Fernando Soares Zuin, da Faculdade de Zootecnia e engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo – FZEA-USP – e Marcelo Leles Romarco de Oliveira da Universidade Federal de Viçosa – UFV-MG. Um dos prefácios é escrito por Adrián Gargicevich (INTA/UNR Argentina) e o outro prefácio é escrito por Maria Helena Alves da Silva (EMATER-MG). 

Foto: Editora Pedro & João

O referido trabalho buscou abordar percepções e conceituações acerca da ATER digital, levantando questões sobre os possíveis dilemas, entraves e oportunidades decorrentes da aplicação de recursos digitais nas ações de extensão rural. Cientes da complexidade e incipiência do tema, os autores apontam que nenhuma proposição ou afirmação é considerada definitiva e imutável, estando ávidos por análises, críticas e novos pontos de vista.

Para o download do livro, clique aqui

* A Rede Aurora é um coletivo composto por pessoas vinculadas a universidades, órgãos de extensão rural, defesa agropecuária e pesquisas da América Latina, que estão interessadas no desenvolvimento participativo e dialógico dos serviços de Ater.  Fazem parte desta rede pessoas vinculadas à instituições como: Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (UNTA), Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria (Agrosavia), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal  (Emater-DF), Emater-MG, Emater-RO, Incaper-ES, Empaer-MT, IDR-Paraná, etc.

Acompanhe mais ações do Portal O Extensionista no site e em nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | LinkedIn | Twitter | YouTube

Um comentário

Deixe uma resposta