Atualmente, o Brasil possui 2.062.256 beneficiários atendidos pelos serviços de Extensão Rural.
Destes, 28% do público beneficiário concentra-se na região Sudeste, 26% na região Nordeste, 22% na região Sul, 13% na região Norte e 11% na região Centro-Oeste, conforme dados da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER, 2018).
No Brasil, a extensão rural pública oficial possui 5.295 unidades de atendimento distribuídos pelos estados (ASBRAER, 2018).
Os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina estão entre as cinco unidades federativas que tem maior atuação das empresas oficiais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
Estes estados se constituem referência em extensão rural no país.
O Portal O Extensionista sistematizou os dez estados que representam o maior número de Unidades de Atendimento de ATER por Unidade Federativa (UF):
- Minas Gerais: 749 unidades da EMATER-MG
- São Paulo: 635 unidades da CATI-SP
- Rio Grande do Sul: 513 unidades da EMATER-RS
- Paraná: 429 unidades da EMATER-PR.
- Santa Catarina: 340 unidades da EPAGRI-SC
- Bahia: 325 unidades da Bahiater/SDR
- Paraíba: 238 unidades da EMPAER
- Goiás: 228 unidades da EMATER-GO
- Pernambuco: 209 unidades do IPA
- Ceará: 190 unidades da EMATERCE-CE

Os estados brasileiros listados com maior número de unidades de atendimento de ATER foram, justamente, os locais que focaram maior atenção e investimentos financeiros na prestação de serviços de ATER e na mobilização dos agentes de desenvolvimento para qualificar os agricultores.
Distrito Federal, Acre e Maranhão são as unidades federativas que possuem o menor número de atendimentos de ATER com, respectivamente, 23, 27 e 28 unidades.
Referências
Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – ASBRAER. Rede de Extensão Rural oficial. 2018. Disponível em: http://www.asbraer.org.br/.