O XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, no período de 04 a 07 de novembro de 2019. Com o lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, o congresso contempla um desafio coletivo em sua organização e processos preparatórios descentralizados nos territórios.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia e pela Rede Sergipana de Agroecologia (RESEA). A realização do CBA na sua décima primeira edição é o fortalecimento de uma rede frutífera do Congresso em sua relevância nacional, ao mesmo tempo em que expressa o fortalecimento das numerosas experiências agroecológicas das famílias agricultoras, movimentos sociais e das instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de ressaltar a importância dos territórios na preservação de nossa biodiversidade e riqueza étnica e cultural.
Histórico
Desde 2003, o Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) vem sendo realizado com participação ativa e ampla de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar e lógicas familiares de produção, em geral.
Nos seus mais de dez anos de existência, já circulou em várias regiões do país. Inicialmente pensado como espaço de valorização da Agroecologia como ciência, o CBA vem amadurecendo como verdadeiro espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos, construído por todos os parceiros da Agricultura Familiar e camponesa, no Brasil e no mundo.